quarta-feira, 1 de julho de 2015

O povo está contra as caçambas de lixo em Campinas


Um processo corre na Justiça para que o sistema de coleta de lixo de Campinas volte a ser como era nas regiões em que foi implantada coleta através de caçambas, com os caminhões de lixo passando uma ou duas vezes por semana apenas para esvaziar essas caçambas.  

Desde quando a Prefeitura inventou de espalhar as caçambas de lixo pela cidade mudando o serviço de coleta de lixo, eu fui contra. Embora reconhecesse que se tratava de algum avanço, desconfiei – e confirmei logo nos primeiros dias – que a coisa ia ser feita de modo que mais atrapalharia do que ajudaria o cidadão.

A única coisa boa desse projeto é a diminuição do trânsito dos caminhões coletores, com seu barulho, sua poluição e sua lentidão. Claro que para o consórcio que ganhou a concorrência deve ter sido um grande negócio, cujos ganhos, espero, tenham sido descontados dos pagamentos que a Prefeitura faz com o dinheiro do contribuinte. Se a Prefeitura continua pagando o mesmo preço, a coisa é muito pior do que imaginei.

As desvantagens do sistema são todas do cidadão. A primeira delas é ter de sair de casa e caminhar 20, 30, 50 metros ou mais para jogar o lixo na caçamba. Se o cidadão costuma botar o lixo na rua à noite, ou teve de mudar de hábito ou passou a correr sério risco ao sair de casa em horário propício a roubos e assaltos.  

A segunda desvantagem ocorre em relação à sujeira da caçamba. Como a tal de higienização é feita apenas uma vez por mês, o odor que dali se exala é terrível. Depois de uma semana da limpeza, a caçamba já está fedendo. Ao abrir a tampa para colocar o lixo, muita gente prende a respiração.

A terceira desvantagem alcança todos que andam a pé e de carro. Muitas ruas estreitas de Campinas têm também calçadas estreitas. Em algumas a caçamba fica na rua atrapalhando o tráfego e, em outras, ocupa quase toda a calçada, impedindo a passagem. Em ruas movimentadas em que a caçamba ocupa toda a calçada, o cidadão tem de esperar os carros passarem para ultrapassar a 
caçamba usando a rua.

Como se vê, a única vantagem desse modelo foi para a empresa coletora. Por isso, cidadãos de quatro regiões de Campinas onde o modelo foi implantado estão na Justiça tentando acabar com ele. Espera-se que a estrovenga seja eliminada de vez porque não deu certo.

Um comentário:

  1. Pra ser bem sincero essa ideia de caçamba em são paulo, ocupando vagas não me agradava muito até precisar. Me indicaram uma empresa que foi um diferencial (Caçambas 2E). A principio não queria contratar, mas em uma conversa por telefone com um dos donos fez toda diferença. Aluguei uma caçamba para retirada de entulho, pois minha rua virou depósito e como a prefeitura não cuida, acabei tomando uma atitude e com a ajuda da empresa Caçambas 2E minha rua está mais movimentada e agora limpa. Indico bastante (http://www.cacambas2e.com.br/)

    ResponderExcluir