domingo, 5 de julho de 2015

Nem os deuses do Olimpo salvarão a Grécia

Os gregos disseram “não” às medidas de austeridade necessárias para o país sair do sufoco em que os governos o meteram. 60% votaram contra elas no plebiscito deste domingo. Sem as medidas austeras, a Grécia não terá como pagar os credores europeus. Sem pagar os credores ela será expulsa da zona do euro. E terá que criar nova moeda, que nascerá valendo uma pequena parte do euro e procurar ajuda no mercado que, diante da situação atual, cobrará juros muito mais elevados dos que os atuais credores.

A situação atual da Grécia se deve muito a benefícios exagerados, gastos desnecessários e corrupção. O povo, ou pelo menos a maioria dos eleitores,  parece querer que o “milagre” de preços baixos, emprego pleno e inflação baixa volte como se fosse possível realizar tudo isso num estalar de dedos. 

Nem se todos os deuses do Olimpo se juntarem a Grécia se salva sozinha e sem as restrições na economia. Se não pagar o que deve, vai sofrer restrições dos investidores e só conseguirá se financiar aumentando a taxa de juros a níveis estratosféricos para atrair capital. E se continuar a gastar mais do que arrecada, a inflação dispara, os preços vão atrás e o inferno está formado.

Esse cenário de horrores nós, brasileiros, conhecemos bem. Era assim o Brasil de Sarney e de Collor. Quando Itamar Franco, que assumiu após a cassação de Collor, chamou Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Fazenda, o futuro presidente disse que não queria apenas tourear a economia. Itamar lhe deu carta branca e assim nasceu o Plano Real, cuja moeda, aliás, completa 21 anos neste mês de julho. O Plano mesmo começou em fevereiro de 1994, com o lançamento da MP que criava a URV, unidade real de valor.

Só para se ter uma ideia do sufoco, nos quase 30 anos de existência do cruzeiro, nossa moeda anterior, a inflação acumulada chegou a mais de 1 trilhão por cento. Só que não percebíamos porque quando os preços começavam a não caber mais nas linhas, o governo dividia tudo por mil tirando três zeros de todos os valores. Foi assim que os preços “perderam” doze zeros em três décadas.

É o caminho que 60% do povo grego escolheram trilhar. Sabem quem vai ganhar mais com isso? Os mais ricos que podem aplicar em dólares ou euros e os bancos. Ah, mas os bancos sempre ganham, né? Sim, sempre ganham, mas com inflação alta e economia descontrolada eles ganham muito mais. E as classes médias e pobres pagam o pato. Pobre Grécia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário