quarta-feira, 29 de julho de 2015

Aposentadorias: a contradição petista

Em muita coisa, nos últimos 12 anos e meio, o PT já mordeu a língua. Dizia uma coisa na oposição e, quando governo, fez exatamente – ou pior - o que criticava no adversário. No caso das aposentadorias o comportamento do PT também é contraditório. Ou desonesto.

A presidente Dilma Rousseff já mandou avisar que vai vetar a correção das aposentadorias acima do mínimo de acordo com o índice que corrige as aposentadorias de um salário mínimo. Ou seja: o aposentado que tem um benefício maior que um salário mínimo vai continuar tendo um reajuste anual abaixo da inflação. Isso quer dizer também que, no futuro, todo mundo vai ganhar apenas um salário mínimo de aposentadoria. Esse futuro ainda está longe, mas é real. E se a inflação disparar, ele chega mais cedo.

O veto se dá porque o Congresso aprovou o reajuste igual para todo mundo, já que é um direito do cidadão ter seus vencimentos reajustados, no mínimo, de acordo com a inflação do ano anterior.
Mas esse é o PT.  Quando FHC instituiu o fator previdenciário, o PT fez o maior carnaval, disse que FHC estava tirando direitos dos aposentados e muito mais. O PT está há doze anos e meio no poder e só mexeu no fator previdenciário este ano e, assim mesmo, pressionado pelo Congresso. E só pra quem vai ser aposentar. Quem já se aposentou e perdeu os "direitos" que o PT dizia que FHC estava usurpando, que se dane.

A correção abaixo do índice de inflação para quem ganha mais que um salário mínimo é um assalto direto ao bolso do aposentado. E, pelo jeito, não adiantou o Congresso mudar a regra, estabelecendo direitos iguais a todos: o PT vai vetar a mudança.

A esperança de milhões de aposentados para passar a ter um reajuste que, pelo menos, recupere a inflação passada, é que o Congresso derrube o veto. Vamos torcer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário