quarta-feira, 1 de julho de 2015

Limpeza da Lagoa do Taquaral é mais um factoide?


Domingo passado, durante a caminhada matinal na Lagoa do Taquaral, passei de novo pela placa de publicidade do serviço de desassoreamento da lagoa. A placa está lá desde meados do ano passado. O serviço era pra começar em outubro, depois foi adiado para janeiro deste ano, depois para março e, em maio passado, já não se sabia mais quando vai começar. Mas a publicidade anunciando a “grade obra” continua lá.

Enquanto isso, quem frequenta a lagoa percebe o mau cheiro, o tom esverdeado e sujo da água e muitas aves andando ao invés de nadar em vários trechos da lagoa, sinal de que a profundidade está cada vez menor.

A obra está a cargo do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), que assinou o compromisso com a Prefeitura de Campinas. Assim que foi assinado, a Prefeitura tratou de confeccionar placas para anunciar a obra. Foram, duas, colocadas à beira do caminho que todos usam para as caminhadas por lá. Quando o vento forte danificou uma delas, o conserto foi rápido, mas a obra mesmo para recuperar a lagoa, orçada em R$ 20 milhões, até agora nada.

O desassoreamento da lagoa é necessário porque sua profundidade original de nove metros já está, segundo técnicos que fizeram uma vistoria, em apenas 3 metros. Como a lagoa recebe água de chuva que carrega detritos, essa profundidade tende a diminuir ainda mais com o tempo. Se nada for feito, em pouco tempo não haverá mais lagoa.

Em março passado, alguns oceanógrafos estiveram na lagoa medindo sua profundidade e realizando outros trabalhos técnicos que, segundo reportagem do Correio Popular, eram necessários para que a obra finalmente tivesse início.

Só que não começou e, em maio, o DAEE anunciou um levantamento batimétrico. A Rádio CBN Campinas anunciou nessa ocasião: “Somente a partir deste levantamento será possível definir o volume do assoreamento na lagoa. A partir daí é que será feito o processo para a licitação pública da obra.” Mas há um fato intrigante: na placa de publicidade, acima do valor da obra, já está o volume - 206 mil m3. Quem será que o DAEE está querendo enganar?

De resto,  nem a licitação para escolher a empresa começou. E a obra anunciada para 2014 não vai começar nem em 2015. 

Devem estar adiando para 2016 que é ano eleitoral e o prefeito, Jonas Donizette (PSB), é candidato à reeleição. Aí ele promove um grande evento na lagoa com direito a gravação para sair no horário eleitoral. Se for isso, a atual administração considera que recuperação da lagoa pode esperar o interesse eleitoreiro do prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário