segunda-feira, 6 de julho de 2015

As mentiras na rede sobre o ataque racista

É incrível como hoje, com as facilidades todas das redes sociais e com todo mundo se arvorando a dar “notícias”, os espertos e mal intencionados se aproveitam da ignorância alheia.

O caso da jornalista Maju, a moça do tempo do Jornal Nacional, é o mais recente – e infelizmente, tenho certeza, não será o último – dessa safadeza toda que permeia as redes sociais.

Alguém postou a “notícia” de que o ataque racista que a jornalista sofreu teria sido obra do marido dela, Agostinho Paulo Moura, que trabalha como diretor de criação do Grupo Eugênio. Motivo? Desviar a atenção da Globo de outra notícia, que seria o envolvimento do Grupo Eugênio com a operação Lava Jato.

Claro que vários sites e blogs nada confiáveis reproduziram rapidamente a “informação”, fazendo com que ela se espalhasse também nas redes sociais. Quando eu li a primeira vez, no Facebook, minha primeira relação foi pesquisar o fato, ver se ele tinha saído em algum grande veículo da imprensa, já que, apesar de ler vários jornais e revistas, não tinha conhecimento do fato.

Depois de não encontrar nada na grande imprensa, percebi que os textos da “notícia” tinham partes idênticas, além de mostrar uma armação que também não se sustenta, que é que a notícia estaria sendo espalhada pelos integrantes do MAV, que é um movimento de esquerda que “policia” a rede em busca de notícias contrária ao PT e aliados. Qual a vantagem que eles teriam com isso? Só falar mal da Rede Globo por esconder uma denúncia da Lava Jato? Não faz sentido.

Indo mais além, descobre-se que a relação do Grupo Eugênio e a outra empresa que é investigada pela Lava Jato não existe. Duas agências de publicidade com o mesmo nome – Pepper – ajudaram a pessoa mal informada ou mal intencionada a fazer a falsa relação.

O jornal Extra, do Rio, investigou o CNPJ de cada uma das empresas, e constatou que, de fato, estão em nomes de sócios diferentes. A investigada pela Lava-Jato, Pepper Interativa, cuja razão social é Pepper Comunicação Ltda. está em nome de Danielle Miranda Fonteles, Amauri dos Santos Teixeira, Kassia Cristina Martins, Carolina Fonteneles e Felipe Fonteneles.

A razão social da Agência Pepper, por sua vez, é Pepper Promoções e Comunicação LTDA, dos sócios Cristiano Chehin e Lucas Clemente Diaz.

Já o Grupo Eugênio, cuja razão social é Eugênio Publicidade LTDA, tem como sócios os empresários Maurício Eugênio, Osvaldo Eugênio e Carlos Augusto de Lia Valadão Flores e é, na verdade, ligado à Agência Pepper, que apesar do nome parecido, não tem relação alguma com a Pepper Interativa, que é investigada na Lava Jato. O próprio Agostinho, com quem Maju é casada desde 2009, postou em sua página do Facebook um esclarecimento sobre a confusão.

Muita gente compartilhou a falsa notícia sem atentar para os fatos e ela ainda está rodando por aí, fazendo mais incautos compartilharem-na e ajudando a espalhar uma mentira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário