terça-feira, 14 de abril de 2015

Venezuela, Argentina e Brasil no negativo em 2015

A Venezuela, aquele país adorado pelos petistas e endeusado por Lula, deve registrar um recuo de 7% no seu crescimento em 2015. A previsão é do FMI. A Argentina, que está ido para o mesmo buraco que a bolivariana república socialista, deve recuar menos, apenas 0,3%.

Mas não é só nos países onde os delírios autoritários da esquerda se fazem presentes que a coisa está feia. Aqui também está e não será preciso elencar as agruras provocadas pela gestão de dona Dilma para percebermos que estamos à beira de um bom período de vacas magras.

O FMI andou divulgando nesta terça-feira suas previsões para 2015 e 2016 para a América Latina e elas não são nada boas. O FMI é aquele fundo odiado pelas esquerdas e que foi peitado por Lula que, num arroubo de vira-lata, mandou quitar os empréstimos só para arrotar que não devíamos mais nada a eles. Era verdade. Só que era pior para o Brasil. Lula deixou de pagar juros baixos ao FMI para pagar juros bem mais altos a banqueiros brasileiros aos quais ele pediu para comprar a dívida do fundo. Claro que foi um crime, mas estamos no Brasil, né?

Mas, como eu dizia, o FMI, apesar de odiado pelas esquerdas (ou por isso mesmo) não costuma errar em suas previsões. E ele está prevendo que o Brasil deve encolher 1% em 2015. Ou seja, depois de “crescer” 0,1% em 2014, vamos andar para trás em 2015. E, em 2016, a previsão é de que o Brasil vai conseguir crescer 1%.

Para fazer frente às suas necessidades de arrecadação, de superávit primário e de criação de emprego, o Brasil precisa crescer, no mínimo, 5% ao ano. Nos quatro primeiros anos de Dilma a média foi de 2%... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário