segunda-feira, 29 de junho de 2015

Uma palestra inútil em Londres

Na próxima quinta-feira, 2 de julho, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) faz uma palestra em Londres. O evento é patrocinado pelo World Business Council for Susteinable Development – uma entidade bancada por 200 empresas que têm interesse em aplicar suas soluções inovadoras em mobilidade em cidades do mundo afora. Aqui em Campinas a entidade está trabalhando para a Emdec, sob contrato, para “prestar assessoria técnica nas seguintes questões: implementação do BRT, elaboração dos estudos do VLT, reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano, implantação do sistema de compartilhamento de carros e bicicletas, melhoria nos terminais e paradas de ônibus, deslocamento com menores custos e redução de emissão de poluentes”, como afirma o press-release publicado pela Prefeitura em seu portal.

O tema da palestra do prefeito é “Rumo a uma mobilidade eficiente e sustentável”. Como ele é prefeito de Campinas, o tema deve estar relacionado com a cidade. Daí, conclui-se que há, em Campinas, uma ação rumo a uma mobilidade eficiente e sustentável.

Só que, infelizmente, não há. A cidade precisaria iniciar muitas obras já para, daqui a um ou dois anos, ter sua mobilidade urbana melhorada.

O grande problema de Campinas, hoje, é a falta de espaço para tanto veículo. Sem uma solução drástica de aumento no espaço, não vai adiantar nada implementar o BRT, implantar o VLT, reestruturar o transporte coletivo urbano e todas as outras medidas que estão em estudos.

Para aumentar o espaço para o trânsito de veículos, sejam automóveis, utilitários, ônibus alternativo, ônibus oficial, caminhões ou seja lá o que for, o óbvio é que se aumente a largura das avenidas e ruas, construam alguns viadutos e façam passagens subterrâneas ou elevadas em dezenas de cruzamentos de grande movimento. E não só no Centro.

E o que temos hoje em Campinas? A perspectiva de um BRT difícil de sair do papel, pois suas obras parecem empacadas em problemas simples. Tanto assim é que os veículos que seriam usados no sistema chegaram à cidade em 2012 e estão sendo usados por aí. Quando o trajeto exclusivo para eles estiver pronto vão precisar comprar outros, porque esses já estarão virando sucata. 

Um Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT – outro item dos estudos que estão sendo feitos – será, ao contrário do BRT, um mau negócio para a cidade. Se o projeto aproveitar antigos traçados de linhas ferroviárias será complicado. Esses traçados, criados para passar em fazendas para apanhar a produção, são totalmente inadequados para os dias de hoje. Curvas e mais curvas impedem uma velocidade compatível com a possibilidade dos trens e a necessidade dos usuários. Já uma ligação entre o Centro e Viracopos em linha reta, implicaria num gasto com desapropriações totalmente impossível para os combalidos cofres públicos. Sem contar as demandas que iriam parar na nossa lentíssima Justiça e que empacariam o projeto. Quando terminassem, o mundo já estaria dotado de automóveis voadores, como nos desenhos animados dos Jetsons.

Outro estudo – a reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano – também esbarra na falta de espaço. A solução óbvia é colocar mais ônibus nas ruas para que eles transportem mais passageiros e cumpram seus horários. Só que mais ônibus, sem aumentar o espaço, significará mais congestionamentos. A única ideia boa que anda circulando por aí é um projeto que acaba com os horríveis e ultrapassados terminais no centro. Desde, claro, que se acabe com todo o comércio pirata no entorno deles para que o cidadão campineiro receba esses espaços, que foram tomados à força, de volta.

A implantação do sistema de compartilhamento de carros e bicicletas é um delírio do prefeito ou seja lá de quem teve a ideia. A primeira dificuldade começa com o fato de Campinas não ser uma cidade plana. A segunda é a péssima conservação das ruas. E a terceira é que, implantando faixas para bicicletas, vai sobrar menos espaço para os carros e os congestionamentos vão aumentar.

Os outros estudos só serão viáveis se os anteriores se tornarem realidade. Portanto, mesmo sem saber o que o prefeito vai falar em Londres, já sei que é conversa mole pra boi dormir, pois a base das medidas necessárias para melhorar a mobilidade em Campinas – criar mais espaços para o transporte - não está sendo tomada e isso inviabiliza qualquer estudo ou projeto que se queira implantar.

E maior prova de que esse governo não é serio quando aborda a mobilidade urbana está reurbanização da Avenida Francisco Glicério. Além de o projeto contemplar apenas a avenida sem mexer nas outras centenas de ruas que formam o Centro, o espaço da avenida para os carros vai ser diminuído, o que implicará em maiores dificuldades para a fluidez do trânsito na região. Pobre Campinas!                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário