sexta-feira, 22 de maio de 2015

Propaganda quase enganosa

Hoje, no Correio Popular, a Prefeitura ocupa meia página nobre do jornal para anunciar a revitalização da Avenida Francisco Glicério. A propaganda é bem feita, tem um apelo bom, mas se aproxima da mentira. Eu diria que é quase enganosa.

Como a reforma da avenida vai contemplar a população que tem dificuldade para se locomover, principalmente os cadeirantes, a propaganda se dirige especificamente a esse público afirmando que a revitalização da Glicério traz “um novo tempo para a inclusão e acessibilidade”.

Sim, de fato, cadeirantes como o mostrado na foto não terão tantas dificuldades para circular na Glicério. Só que é apenas e tão somente na Glicério. Se ele precisar entrar na General Osório, na Benjamin Constant, no calçadão da 13 de Maio ou mesmo na própria Glicério depois da Orosimbo Maia (sentido bairro), ou em qualquer outra via que cruze com a Glicério não encontrará mais  “um novo tempo para a inclusão e acessibilidade”, porque a revitalização se restringe única e tão somente a um trecho dessa avenida.

Pior ainda é o início do texto abaixo da fotografia. Ele começa afirmando que “a revitalização do Centro começou”. Outra meia verdade. Ou meia mentira. Não há projeto algum para que todas as outras ruas do Centro (e devem ser mais de uma centena) tenham sua fiação enterrada, calçadas alargadas, acessibilidade e inclusão, estações de transferência (eufemismo para “pontos de ônibus”), novo mobiliário urbano, valorização para os pedestres etc. Não é revitalização do Centro coisa nenhuma.

E a propaganda termina com a frase mais enganosa de todas: “Seriedade e trabalho no coração do nosso Centro, para a cidade inteira”. Vá lá que o trabalho seja sério, mas está longe, muito longe de ser para o Centro inteiro, quanto mais para a cidade inteira.

Infelizmente o governo de Jonas Donizette (PSB) parece querer viver mais de propaganda do que de realizações. O Centro da cidade está decadente há tempos, com suas lojas feias e barulhentas, calçadas desniveladas, propaganda desorganizada e agressiva, poluição visual, pichações abundantes, trânsito sempre lento e irritante, sem segurança suficiente, inundações quando chove, calçadas estreitas (algumas ficaram mais estreitas ainda com essas horríveis caçambas para o lixo) e, diante desse caos, a Prefeitura resolve investir milhões para “revitalizar” um trecho de uma das avenidas. Ora, o cenário todo está a exigir uma intervenção total, com planejamento e inteligência para combater os inúmeros problemas existentes.

Mas parece que planejamento e inteligência são coisas raras de se encontrar no atual governo de Campinas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário