quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dengue: as piores epidemias são de Jonas

Não tem pra ninguém: o primeiro e segundo lugar absolutos em casos de dengue em Campinas pertencem ao governo de Jonas Donizette (PSB). Como falta ainda mais de um ano e meio para esse governo acabar, é provável que ele arrebate também o terceiro lugar em 2016. Mas ele pode ser reeleito para mais 4 anos e aí, sem dúvida, ninguém jamais o alcançará no quesito “pragas urbanas”.

Há dois números circulando por aí e ambos são aterrorizantes. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), que é estadual, Campinas chegou aos 38.039 casos confirmados de dengue. Já o último número divulgado pela Prefeitura é de 37.146. Como a divulgação municipal é da semana passada e a estadual é de ontem, quarta-feira, é provável que os dados do CVE, mais atualizados, estejam corretos.

São mais de 3,4 mil casos para cada grupo de cem mil habitantes. Para a Organização Mundial de Saúde a epidemia se estabelece quando o número de casos chega a 300 para 100 mil habitantes. Ou seja, Campinas chegou a mais de dez vezes acima do índice mínimo. Uma tragédia.  

A cidade está beirando os 40 mil casos e talvez a frente fria que hoje chegou torne mais difícil que esse número aumente. Em todo caso, nada é impossível, já que estamos diante de um governo municipal que parece ter herdado do anterior a total incapacidade de enfrentar uma doença cujo transmissor é conhecido bem como as técnicas para combatê-lo.

Conversando com um amigo que é médico, ele me disse que a coisa pode ser muito pior ainda. E explicou o motivo: muitas famílias têm duas, três e até quatro pessoas com sintomas da dengue. Apenas uma vai ao médico, ouve o que tem de fazer, pega a receita, compra os remédios e distribui para a família. Só o caso dela é que entra na estatística.  

O negócio é torcer para que ele não esteja certo e para que o frio chegue logo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário