sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Tristes lembranças

Hélio e Lula: eles se entendiam muito bem quando o tema era corrupção
Campinas e o corrupto governo do “doutor” Hélio foram citados hoje em O Antagonista, um dos blogs mais acessados do Brasil. A citação se deve à estreita relação do governo de Campinas da época com personagens da podre história do PT, associados ao escândalo da Sanasa. Triste, né? Nas últimas décadas do século passado, Campinas era notícia nacional geralmente por causa da excelência no atendimento à saúde, por seu parque tecnológico/universitário ou pelo grande futebol dos dois times da cidade... Seguem as notas de O Antagonista que emporcalham um pouco mais a história recente da Campinas.

O esgoto do PT

Na reunião de pauta de hoje, falamos de outro caso em que José Carlos Bumlai foi citado. Trata-se do escândalo de desvios e pagamento de propina em contratos da Sanasa, empresa de águas e esgoto de Campinas, com as empreiteiras Camargo Corrêa e Constran.

A investigação levou à prisão de empresários, lobistas e integrantes do primeiro escalão da prefeitura e à cassação do prefeito Dr. Hélio (PDT) e de seu vice Demétrio Vilagra (PT), ligadíssimos a Lula e José Dirceu.

Bumlai, ex-conselheiro da Constran, foi citado em interceptação telefônica de conversa entre um advogado e Luiz Castrillon de Aquino, que presidia a companhia. O pecuarista teria admitido fazer uma delação premiada para "proteger Lula".

“De acordo com Luiz Aquino, Ítalo Barione estaria colhendo informações, a pedido do próprio José Carlos Bumlai, para viabilizar a formalização, junto ao Ministério Público, de delação premiada em favor dele”, dizia a denúncia do Ministério Público. “Aquino diz que Bumlai quer fazer acordo e 'o que ele puder fazer para proteger Lula, tudo bem'”.

Os desvios eram usados para bancar um mensalinho na Câmara Municipal. Bumlai negou qualquer relação com o caso, mas todos os indícios levaram o MP a pedir a prisão do pecuarista. A Justiça, porém, negou.

Dr. Hélio, Bumlai e a Quinta (Parede)

Em agosto, publicamos aqui que Dr. Hélio era o prefeito quando José Dirceu e Lula organizaram evento em Cascais para "internacionalizar o Polo de Alta Tecnologia de Campinas", dirigido por velho amigo de Dirceu do exílio cubano, o ex-guerrilheiro Luis Carlos da Rocha Gaspar.


Nosso post falava da suposta Quinta de Lula na freguesia de Paredes, em Cascais, Portugal. Faltou a menção a Bumlai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário