terça-feira, 20 de outubro de 2015

Menos mal

No post anterior eu escrevi que Renan Calheiros (PMDB) havia dado um prazo de 45 dias pra Dilma se defender do diagnóstico do TCU sobre suas contas e do pedido de rejeição a elas sobreposto pelo tribunal. Pois ele voltou atrás, o que é uma boa notícia nesse mar de notícias ruins a que somos submetidos diariamente. O motivo da mudança de posição de Renan não foi divulgado.  O parecer do TCU foi lido agora à noite no plenário do Senado.

Assim, o processo será encaminhado ainda nesta quarta-feira para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que terá 77 dias para analisar a decisão do tribunal. O governo poderá apresentar sua defesa nos 15 primeiros dias. De acordo com a presidente da comissão, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), não haverá prazo extra para isso.

A formalidade da leitura em plenário é necessária para que o processo comece a ser analisado pela CMO, que poderá manter o entendimento do TCU ou poderá divergir do tribunal e aprovar as contas da presidente ou aprová-las com ressalvas.

O que a comissão decidir deverá passar ainda pelo crivo do plenário do Congresso, que dará a palavra final.

Se a Comissão usar todos os 77 dias para analisar o que já é sobejamente conhecido por todos, o prazo termina em pleno recesso, dia 6 de janeiro de 2016. Espero que até lá, esse governo já tenha caído. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário