sábado, 1 de agosto de 2015

O erro de FHC

A generosidade de Fernando Henrique Cardoso pode custar caro ao país. Ao dizer que Dilma Rousseff é pessoa honrada e que não tem culpa pela crise, FHC está cometendo grave erro que, sinceramente, não esperava de político de tamanha envergadura e competência.

Ao eximir Dilma de qualquer culpa, ele praticamente se posiciona contra tentativas de afastá-la do poder, seja por decisão da Justiça ou do Congresso. E dá fôlego ao governo na tentativa de impedir que tais iniciativas ocorram.

Acontece que Dilma Rousseff não é apenas uma mulher que assina papeis e diz asneiras por aí. Ela representa um partido que chegou ao poder em 2003 e que até hoje tenta desconstruir o legado positivo de FHC.

Mas não é só isso. O PT que Dilma representa é o responsável direto pela situação em que o Brasil hoje se encontra, com as contas que não fecham, com déficits monstruosos, com favorecimentos criminosos, com inflação além do teto da meta e com uma corrupção instalada no país como jamais se viu por aqui ou em qualquer outro lugar do mundo.

Tem mais. O PT à frente do maior país da América Latina e da oitava economia do mundo comandou uma reviravolta política no continente, ajudando a manter governos que fazem da democracia o caminho para se chegar a ditaduras, como Venezuela, Bolívia e Argentina, e abastecendo Cuba e seu ditador para que o regime de exceção que a ilha vive há mais de meio século continue sólido. Sem contar as suspeitas relações com ditaduras africanas responsáveis por genocídios vários.

Portanto, qualquer atitude que favoreça a permanência de Dilma no poder, significa favorecer a continuidade do PT no poder e manter o Brasil nessa agonia e boa parte da América Latina em direção a ditaduras bolivarianas que desgraçarão o continente.

Além disso, a postura educada de FHC perante Dilma vem numa hora em que a população se sente motivada a ir pra rua protestar e mostrar aos poderes constituídos que eles têm respaldo do povo para tirar do poder quem tanto infelicita o Brasil.

FHC sabe que Dilma no poder é o PT no poder. Querer culpar apenas Lula – que é sim o maior responsável visível por tudo – me parece infantil demais para quem consegue analisar a macro situação do país com autoridade, já que Dilma ali está como a cria de Lula. E sabe também que ela esteve à frente da Petrobras quando ali se urdiram as maiores corrupções da história do Brasil. E esteve à frente do setor elétrico e nuclear que agora começam a aparecer  –  sem surpresas, diga-se – como grandes fontes de corrupção também.

FHC, que sempre admirei, mais acertou que errou em sua trajetória na presidência do Brasil. A ele devemos a coragem de implantar um plano que acabou com a inflação, tirou milhões de brasileiros da miséria e criou condições extremamente favoráveis para o Brasil dar um grande salto no seu desenvolvimento. Salto esse que só não foi maior e acabou não se completando – pelo contrário, estamos voltando a um passado de tristes lembranças agora – por conta do partido da presidente que ele, em infeliz pronunciamento, decidiu proteger. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário