terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ah Campinas...

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) foi viajar de repente, para os EUA na semana passada. Só avisou na véspera e o vice governou, garboso, por sete dias. Provocou suspiros de moçoilas periferia afora, recebeu cumprimentos, tapinhas nas costas, fez um ou outro discurso, mas, seguindo ordens estritas, não mexeu em nada.

Antes de viajar, o chefe deu ordens aos despachantes da Câmara: queria discursos vários de elogios à sua obra na cidade. Os despachantes, como soe acontecer, obedeceram. E a sessão de ontem foi uma fieira de discursos pegajosos louvando o abstrato.

E se não fosse o bravo Artur Orsi (PSDB, porém fiel ao mandato que o povo lhe deu) descobrir mais um erro (já foram tantos) num edital de licitação da Prefeitura e provocar sua devolução a quem mal o redigiu, e o marasmo legislativo teria prosseguido sem alterações.

Acho que Já se perdeu a conta de quantos processos licitatórios foram anulados por conta de erros do governo. Não se sabe se os erros são para direcionar o dito cujo para alguém adrede combinado ou por pura ignorância das leis. A conferir.

Orsi, aliás, foi assunto da nota de abertura da coluna Xeque Mate do Correio Popular de hoje. É que o prefeito nem acabou de chegar e já marcou viagem para Brasília aonde vai se encontrar com Fernando Kassab, ministro das Cidades e presidente do PSD. O PDS, diz a coluna, está querendo lançar candidato próprio a prefeito em Campinas. Mas o prefeito, candidato à reeleição, disse que não vai tratar desse assunto com Kassab. E tem gente que acredita.

Uma deputada do PT, Ana Perugini, vista uma obra federal em Campinas e descobre que ela se encontra no mesmo estado da política no Palácio do Planalto: “desoladora”. Como não deve ser o tipo de coerência que se espera, disse que vai fazer um requerimento para saber os motivos de a obra estar paralisada. Ah, a obra é de construção de um Instituto Federal, do Ministério da Educação. Ou seja, uma escola. Dizem por aí que vivemos tempos de “Pátria Educadora”. Dizem, mas há evidências como essa que a deputada visitou, de que o lema foi só mais uma invenção do marqueteiro federal para enganar trouxa. E os trouxas foram enganados mesmo, como se viu na última eleição presidencial.

Fico sabendo também pela coluna Xeque Mate do Correio Popular, que o PP, aquele do Maluf e, agora, do Datena em Sampa, está de portas abertas para filiados que queiram se candidatar a vereador ano que vem. A primeira aquisição foi Tonhão da Rapadura, que se autodenomina O Politizador (?). Ele já foi vereador por um mandato e sua maior contribuição à cidade foi sua não reeleição. Outro filiado é um tal de Dino Perez Martinez, alcunhado de Dino Moto Rosa. O apelido é referência não só ao veículo que o candidato usa por aí, mas também às suas vestes. Com essa dupla, talvez o PP esteja pensando mais num picadeiro de circo do que nas tribunas da Câmara. Se bem que... bom, deixa pra lá.

E assim Campinas vai vivendo seu dia a dia na politica, sem notícia que valha a pena, sem Câmara que exista e sem governo idem idem. Pobre cidade. 

Um comentário:

  1. É Edmilson, a figura de vice prefeito em campinas, é como as antiga pick-up fiat 147, vc sabe que existe mas, não sabe para o que serve.

    ResponderExcluir