segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Prisão de Dirceu enche o Brasil de esperança


A grande pergunta que paira no ar – e que foi feita aos investigadores na entrevista coletiva – é se Lula vai ser o próximo a ser “conduzido preso” pela Operação Lava Jato. A resposta dada foi técnica, o que já é um avanço democrático enorme, e foi mais ou menos assim: “Todas as pessoas que cometeram ilícitos estão sujeitas a investigação e processo. Lula não tem foro privilegiado e, se for provada alguma coisa contra ele, ele poderá ser processado também”.

A participação de José Dirceu no Petrolão, que vinha sendo cada vez mais evidente diante de depoimentos dentro da colaboração premiada e das próprias descobertas da PF e do MP em documentos apreendidos, agora se comprova de vez, a ponto de o juiz Sérgio Moro decretar sua prisão preventiva para garantir o cumprimento das leis e do andamento do processo em busca dos culpados.

A prisão de Dirceu, o chefe do Mensalão e possível artífice do Petrolão, mostra que o PT ao chegar ao poder, tratou de iniciar um processo de arrecadação que o tornaria não só o partido mais rico do país, mas um partido – e um governo, diga-se – capaz de atrair quem quer que se dispusesse a trocar suas convicções políticas por um punhado de moedas – um grande punhado, claro.

A grande obra do PT nunca foi transformar o Brasil numa potência de primeiro mundo, pois isso implicaria em melhorar muito mais todas as condições materiais e morais da maioria da população. O projeto de poder do PT passava, isto sim, pela hegemonia partidária, pelo domínio da economia e pela submissão de todo grande empresário.

Para atingir esse objetivo, o plano era cooptar as grandes empresas - ou pequenas e transformá-las em grandes -, viciar as licitações todas, tirar dinheiro de toda e qualquer obra realizada pelo governo, fosse através de estatais ou dos ministérios e transformar o país num grande "famiglia" onde os escolhidos e aliados ganhariam sempre desde que o poder continuasse nas mesmas mãos.

Resumindo: o PT inaugurou o governo da roubalheira generalizada para se manter no poder. Não contavam, claro, com um juiz como Sergio Moro e com a indignação da parte da população que chegou à idade adulta sem precisar dos favores do governo, que conseguiu estudar um pouco ou muito. O juiz está fazendo valer a lei clara e límpida e o povo mais educado ficou literalmente de saco cheio de ver tanto malandro no poder, de ver um país sendo desgraçado por uma enorme quadrilha, de ver um partido que finge ser de esquerda  - o que já seria ruim - mas é comandado pelo que de pior pode ter a esquerda, pois a desonestidade é marca registrada do PT.

A prisão de José Dirceu coroa – mas não encerra – a trajetória dessa nova Justiça brasileira em direção à punição exemplar dos que inocularam a corrupção no sangue da administração governamental e a expandiram para todos os cantos do país. Que seja um dos pontos altos da via, que seja cantado em prosa e verso, mas que não pare por aí: há muito ainda o que se fazer para botar toda a quadrilha na cadeia e com um governo livre do PT, iniciar nova caminhada do Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável baseado num governo honesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário