domingo, 6 de março de 2016

A gigantesca mudança de Lula pode ter sido um grande roubo

Oito caminhões levaram a mudança de Lula em 2010
Sabe aquele montão de contêiners que Lula levou de Brasília, disse que são presentes que ele recebeu durante os oito anos de mandato   e que mandou pra casa em São Bernardo, para o sítio em Atibaia, para um galpão do Sindicato dos Metalúrgicos e ainda deixou um monte no depósito da Granero, cujo aluguel foi pago pela OAS? 

Pois é, tudo que estiver ali de presente que ele ganhou e que ultrapasse o valor de 100 reais ele não poderia ter levado. Se levou, foi roubo. Ou apropriação indébita.

É que um decreto não permite que um presidente da República leve para casa, depois do mandato, qualquer presente recebido que tenha um valor acima de 100 reais.

Parte da mudança chegando em São Bernardo do Campo
O Decreto é o 4.081, de 2002, último ano de FHC no governo. Em seu art. 10, item II, o texto é claríssimo, vedando ao agente público, “receber presentes” que tenham valor acima de 100 reais.  No parágrafo 2 desse item é que a porca entorta o rabo, pois ele diz: “Os presentes que, por qualquer razão, não possam ser recusados ou devolvidos sem ônus para o agente público, serão incorporados ao patrimônio da Presidência da República ou destinados a entidade de caráter cultural ou filantrópico, na forma regulada pela Comissão de Ética dos Agentes Públicos da Presidência e Vice-Presidência da República”

Parte da mudança no depósito da Granero, fotografada pela Lava Jato
Taí, passou de 100 reais e não pode ser devolvido, tem de ser incorporado ao patrimônio da Presidência da República (e não do presidente) ou doado a uma entidade cultural ou filantrópica.

Lula levou pra casa dezenas de contêiners cheios. Será que ninguém teve a coragem de dizer pra ele que não podia? Será que mesmo sabendo da proibição Lula disse “vou levar porque eu ganhei e pronto”, concretizando um ato de autoritarismo, arrogância e ilegalidade na cara dura, certo da impunidade? Pois tudo que ele levou – já que não há notícia de que ele levou alguma mudança quando tomou posse - e que ultrapassar o valor de 100 reais, tem de ser devolvido já que pertence ao Brasil e não ao ex-presidente. Foi  roubo, aliás, mais um na triste carreira desse “merda de metalúrgico”. 

Um comentário:

  1. Muito bom. Gosto de ler seus comentários enviados à mim por Antonio Contente.

    ResponderExcluir