terça-feira, 15 de março de 2016

Delcídio confirma que Hélio foi eleito com dinheiro sujo do PT

Em 15 de dezembro do ano passado, publiquei aqui no blog um post com o título “Doutor Hélio foi eleito em Campinas com dinheiro sujo do PT”. Eu me baseava no depoimento do grande amigo de Lula, José Carlos Bumlai. Ele havia confirmado que recebeu um empréstimo do Banco Schahin, de R$ 12 milhões e que metade desse valor foi para pagar a chantagem que o empresário Ronan Maria Pinto estava fazendo à cúpula do partido: se não recebesse o dinheiro, diria o que sabia sobre o assassinato do prefeito Celso Daniel (PT). A outra metade serviu para irrigar campanhas, principalmente a do “doutor” Hélio em Campinas.  

Agora, na delação do senador Delcídio do Amaral, a informação é confirmada: veio mesmo dinheiro sujo do PT para bancar a campanha de Hélio em 2004. Na verdade, o dinheiro que chegou foi para o segundo turno. Quem trouxe, segundo boatos à época, foi o amigo de Zé Dirceu, Luiz Carlos Rocha Gaspar que, no governo de Hélio, foi nomeado presidente da empresa municipal  Companhia do Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia (Ciatec) e foi um dos secretários mais omissos que Campinas já teve. E, detalhe curioso, só saiu da Ciatec um ano depois da posse do atual prefeito Jonas Donizette (PSB), sobrevivendo a Hélio, Vilagra (obviamente), Pedro Serafim e ao início do atual governo.

A delação de Delcídio é clara:

Com duas confirmações fica difícil duvidar que a grana suja do PT tenha irrigado mesmo a campanha de Hélio. Claro que ele nega. O PDT, que Hélio preside em Campinas, soltou nota com o mantra esperado: “...todas as doações foram legais, registradas e aprovadas pela justiça eleitoral etc. e tal”. É o mesmo que todos dizem., até o PT. Só que, diante dos fatos, a negação é um detalhe totalmente inverossímil.

Espera-se, portanto, que Hélio de Oliveira Santos não conspurque a eleição de Campinas, tentado se imiscuir como candidato em outubro. Ele foi cassado por omissão, sua mulher – a toda poderosa chefe de Gabinete do governo dele - está condenada a mais de 40 anos de prisão por corrupção e seu governo espalhou um mar de lama por Campinas como nunca havia sido espalhado.  Por alguma brecha da lei, dizem que será possível que ele faça campanha como candidato e, ao ter o registro cassado, já perto da data da eleição, coloque alguém no lugar para aproveitar seus possíveis votos. É uma total falta de respeito ao eleitor um corrupto como ele fazer campanha aproveitando brechas da lei.

Chega de corruptos, pediram 100 mil campineiros nas ruas domingo passado, na maior manifestação da história da cidade. O recado vale especialmente para gente da laia de Hélio de Oliveira Santos.

Um comentário:

  1. Exato, na época ouvi este “zum zum” de que, no segundo turno, o Zé Dirceu tinha baixado em Campinas com uma mala de $$.

    ResponderExcluir