domingo, 27 de dezembro de 2015

O trololó de Jonas Donizette no Correio

É triste ler uma entrevista de um prefeito que está há três anos no poder e ele não ter quase nada pra mostrar à cidade e ainda dizer que seu grande projeto – que começou no governo de Hélio há mais de quatro anos – ainda vai ser licitado ano que vem. Não dá pra acreditar: ou seu governo foi totalmente incompetente para realizar a obra ou ele ficou empurrando com a barriga, num gesto quase criminoso, para iniciar a obra mais perto da campanha para a reeleição.

Sobre política, ele que sempre ficou em cima do muro, diz agora que sua “missão” é derrotar o PT. Não é não. Sua missão seria governar a cidade com competência, o que não foi feito até agora. Se tivesse feito isso, estaria reeleito. E, convenhamos, derrotar o PT hoje está mais fácil que empurrar bêbado ladeira abaixo.

Na verdade, Jonas mira no PT para não ter de falar de seu mais perigoso adversário, o vereador Artur Orsi (PSDB). Completamente omitido na entrevista – como de resto tem sido no jornal que publicou a entrevista – Orsi tem sido seu maior opositor, apesar de seu partido ser aliado de Jonas e fazer parte do governo. Só que Orsi é oposição também à postura do PSDB em Campinas. Por ter uma trajetória política marcada pela honestidade, o vereador não poderia compactuar com o que pressentiu, constatou e denunciou nesse governo desde os primeiros dias.

Rumores sobre pesquisas na cidade dizem que Jonas tem pouco prestígio e alta rejeição. Por conta de suas alianças, ainda leva vantagem, mas está pendurado no PSDB local. A dependência dos tucanos de Carlos Sampaio mostra a fragilidade da aliança. Se Carlão resolver romper a aliança, Donizette não se reelege.

Mas a reeleição será difícil mesmo com os tucanos tentando carregá-lo. A dificuldade maior é que Donizette jamais se afirmou como líder na cidade – ou mesmo no seu partido. Dono de um discurso ameno, voz mansa de locutor de rádio do interior, o que ele fala se perde no éter... Sem ser quase reconhecido pelo público nem quando caminha só com a mulher na Lagoa do Taquaral, na manhã de um domingo de sol, Donizette já deve ter percebido que sua popularidade anda em baixa.

Não é à toa. Na própria Lagoa ele passou por dois painéis publicitários que revelam b em o que está sendo seu governo. O maior deles, colocado há cerca de dois meses e já retirado,  anunciava uma obra que ficou pronta há quase 12 meses. Isso mesmo: seu governo inventou o pós-painel, aquele que é colocado uns 11 meses depois de a obra ter sido executada.

O outro painel foi colocado antes da realização do serviço. Aliás havia dois desse. Hoje só há um. E foi colocado dois meses antes pois o desassoreamento da Lagoa foi anunciado em agosto para começar em outubro. Só que de 2014(!!!). Depois, em outubro, o prazo pra dezembro e, em dezembro do ano passado foi jogado para março de 2015. Estamos em dezembro de 2015 e até agora nada. Assim fica difícil ter uma imagem positiva, né?

Mas tem mais. Levantamentos realizados por aí, mesmo com a dificuldade da obtenção de dados, mostraram que o governo de Donizette está gastando neste ano, no mínimo, uns R$ 50 milhões em publicidade. Ele está nos jornais, nas rádios, nas emissoras de TV, nas revistas caça-níqueis, nas mídias da internet, nos outdoors tradicionais ou eletrônicos e nas novas mídias em grandes monitores  colocadas em pontos comerciais de grande frequência, como supermercados e padarias famosas da cidade.

Mas só propaganda não basta. Sem ser um político que compreenda a cidade, tateando em promessas, realizando pouco e fazendo obras que servem mais à publicidade que ao benefício real do público – como essa “enfeitada” na Avenida Francisco Glicério enquanto outras avenidas transbordam em qualquer chuva mais forte – Donizette corre o risco de caminhar para o ostracismo depois dos seus quatro anos à frente do Executivo de Campinas.


A cidade reelegeu apenas um prefeito na sequência e assim mesmo por não ter concorrência.  Com a concorrência de políticos que realmente conhecem Campinas, que tem um histórico de luta pela cidade e de honestidade, Donizette, sem ter o que falar depois de três anos de governo, deve se dar mal na eleição do ano que vem. 

Um comentário:

  1. E o que dizer de mais um aumento da tarifa de água pela Sanasa, em agosto desse ano o presidente da autarquia municipal Arly de Lara Romeu disse à época que o segundo aumento anual seria uma antecipação do reajuste do ano que vem tendo em vista a queda de receita e aumento dos gastos com tratamento devido a baixa vazão do Rio Atibaia. Se bem calculado pela área financeira da empresa o aumento tapou o buraco financeiro e com maior nível de água, menor gasto para fazer o tratamento. E aí Arly qual desculpa para o novo aumento??? Prefeito Jonas vai fazer mais uma vez papel fantoche e jogar a responsabilidade pro Arly e dizer tem nada a ver com isso. Até quando a Sanasa vai ser o caixa 2 oficial da prefeitura??? Aliás porque a prefeitura tem que ser dona uma empresa de água, porque não privatizar essa empresa?

    ResponderExcluir