terça-feira, 22 de setembro de 2015

Não dá mais pra segurar...


O dólar ultrapassando quatro reais (o dólar turismo chegou a R$ 4,50), a inflação ultrapassando os 7%, o desemprego perigando chegar a um percentual de dois dígitos, queda forte na bolsa de valores e o risco Brasil crescendo no mercado internacional.

A esse cenário pré-caos some-se um governo que mentiu para ser eleito, mentiu para ser reeleito e roubou, roubou muito dinheiro público, tanto que suas políticas na área do petróleo, eivadas de corrupção, fizeram uma das maiores empresas do mundo perder grande parte do seu valor de mercado.  Não é pouco: a empresa caiu, durante o governo petista, 400 posições no ranking das maiores do mundo.

E não é só: esse governo que está destroçando o Brasil, também está sem apoio político para fazer qualquer reforma, a ponto não só de já ter mudado vários projetos na área econômica, causando um verdadeiro deus-nos-acuda na praça, como ter espantado até o PMDB de fazer parte do governo, o que, para quem conhece esse partido que está agregado ao poder desde o fim da ditadura militar, é algo totalmente inédito.

Sem contar, ainda, com os estragos que a operação Lava Jato está causando não só no governo petista, mas principalmente na opinião pública. Pesquisas já indicaram que grande parte da população atribui a crise econômica e política à corrupção e não há erro em admitir tal relação, já que o PT, desde o primeiro dia do governo Lula, tratou mais de arranjar formas de se manter no poder do que de bem administrar o país. E essas formas passaram pelo enriquecimento do partido, de muito dinheiro para os aliados e do enriquecimento pessoal de vários dirigentes partidários. Tudo com dinheiro público, claro.

Por muito menos, presidentes de países democráticos já foram cassados por aí, governos caíram, parlamentos foram desfeitos e novos dirigentes assumiram o poder. Menos no Brasil, onde o apego ao poder é tão grande quanto a cara de pau dos petistas e aliados.


Mas o fim parece estar próximo, já que há poucos espaços para novas derrotas que o governo petista fatalmente sofrerá nos próximos dias e semanas. Enfim, parafraseando Gonzaguinha, não dá mais segurar ou suportar uma quadrilha no poder acabando com as duras conquistas do Brasil no campo do desenvolvimento e do progresso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário