sexta-feira, 6 de novembro de 2015

As esperanças se esvaindo

O que o Brasil está virando nas mãos do PT

Quando Lula disse na campanha que eles (o PT e as quadrilhas todas a ele ligadas) fariam “o diabo” para ganhar as eleições de 2014, ele não estava fazendo retórica. E não estava se referindo apenas às eleições. O recado, agora se entende, era fazer “o diabo” para ganhar as eleições e fazer “o diabo” para se manter no poder.

O que foi feito nas eleições todos já sabemos, desde o indiscriminado uso da máquina do governo até o impedimento de se recontar votos numa eleição altamente disputada, passando, claro, pelos milhões (bilhões?) de dinheiro desviado da Petrobras e de outros setores estatais para entrar na campanha petista, seja como doação oficial, seja como caixa dois, como provam inúmeros fatos descobertos em operações do MP e da Polícia Federal.

E o que está sendo feito no governo é de enraivecer qualquer cidadão honesto. O aparelhamento de todos os setores por onde possa haver qualquer problema em relação ao mandato de Dilma Rousseff ou à liberdade de Lula, se escancarou de vez nesta semana. A única cidadela que restou como um fio de esperança para o Brasil se livrar da praga que se instalou no poder é a operação Lava Jato, tendo à frente os bravos promotores de Curitiba e o juiz federal Sérgio Moro.

O resto está dominado.

A Justiça Federal de Brasília, onde uma juíza substituta produziu um lampejo de esperança, já mostrou a bunda para o PT: a volta antes do prazo do titular para tirar da juíza o comando do processo que investiga as empresas do filho de Lula e seus suspeitos ganhos financeiros de um escritório que está sendo acusado de pagar altas somas para o governo (de Lula!) assinar medidas provisórias beneficiando em bilhões algumas empresas automobilísticas, foi de um descaramento sem tamanho. Eu diria que foi um verdadeiro chute no saco dos brasileiros honestos.

O TCU, que produziu uma análise isenta de uma prestação de contas que burlou frequentemente a lei, sugeriu – nem poderia sugerir outra coisa – a rejeição dessas contas ao Congresso. Mas o processo foi jogado em uma gaveta qualquer pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), um político de um passado enlameado e que confirma novamente suas tendências ao crime em plena luz do dia. A votação desse parecer, que depende dele, talvez aconteça só depois das próximas eleições, quando rejeitar contas de Dilma terá o mesmo efeito que mijar em incêndio. Se alguém tinha alguma esperança de que Renan tivesse se desligado da quadrilha, pode desistir: parece estar no DNA do alagoano se ligar ao que há de mais podre na política, para nela enriquecer às custas de todos os brasileiros que pagam impostos.

O TSE, onde corre sério processo que mostra a quadrilha petista em ação durante as eleições de 2014, tem um quadro petista como presidente, colocado ali para defender os interesses da “famiglia” e não dar satisfação alguma para o povo que lhe paga os salários, altíssimos salários por sinal. Vai daí, não teve vergonha na cara para distribuir os processos que denunciam os descalabros eleitorais do PT na última eleição a uma juíza que já os havia rejeitado e sugerido o arquivamento. Poderia dar a outro juiz, mas esse outro parece que respeita a lei e, claro, foi vetado pelos “chefes” do presidente do TSE.

O STF, último reduto das pendengas constitucionais, já havia mostrado o início do aparelhamento, ao inocentar José Dirceu, justamente o homem que coordenava o Mensalão e a cujas ordens o governo Lula se submetia, de, vejam só, formação de quadrilha. O maior quadrilheiro governamental que o Brasil já viu foi inocentado do crime de formação de quadrilha! O ministro Joaquim Barbosa ficou indignado à época, mas os “Lewandowski” da vida ganharam a parada. E agora a coisa está bem pior por lá, já que pelo menos mais dois “quadros petistas” assumiram seus postos na mais alta corte de justiça do Brasil. Qualquer semelhança com o que ocorre na Venezuela ou na Bolívia não é mera coincidência.

Assim, entramos de vez na lama política, com o Brasil já enlameado nada economia. O país rasteja em índices negativos e o clima político, causador maior das desgraças econômicas, se deteriora diariamente.

Sobrou a Lava Jato e, com certeza, os advogados dos bandidos já estão esfregando as mãos com o novo cenário que se vislumbra. Parece que tudo conspira para que Sérgio Moro e seus promotores e policiais federais não tenham mais força para continuar ou tenham todas as suas ações anuladas em instâncias “superiores”. O clima hoje no Brasil é de retrocesso, de poucas, pouquíssimas esperanças de que tenhamos alguma justiça contra os maiores ladrões que já passaram pelo poder público nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário