terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Secretário de Jonas se mostra autoritário e sem educação

O que poderia ser um raro sinal positivo na administração de Campinas, parece mais consequência de um irresponsável autoritarismo. Estou me referindo ao presidente da Emdec e secretário dos Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, que andou expulsando jornalistas de uma entrevista para a qual haviam sido convidados e sendo extremamente mal educado com uma repórter do Correio Popular.

O sinal positivo que ele poderia estar dando é de que é não atende a pedidos de vereadores. É positivo porque, infelizmente, a grande maioria da Câmara Municipal quer se reeleger e para tanto, tenta conseguir “benfeitorias” para suas regiões. Eles trocam a obrigação de fiscalizar o Executivo e fazer leis que realmente beneficiem a população por esse troca-troca de benfeitorias, exercendo para tanto verdadeira romaria diária aos gabinetes do Executivo.

Como tenho ouvido várias queixas de que Barreiro não os atende, pensei que se tratava de um secretário que não se rendia às pressões dessa maioria de vereadores. Era, talvez, a única qualidade que eu via nele, já que o trânsito e os transportes públicos de Campinas que estão sob suas atribuições na Secretaria e na empresa pública, andam cada vez piores na cidade.

Mas a possível qualidade desapareceu em consequência desse episódio: o que lhe move para recusar atendimento a pedidos de vereadores não são outras prioridades de sua gestão e sim a prática de um autoritarismo típico dos incompetentes, pois ataca jornalistas em pleno exercício de suas funções.
Impedir a permanência, numa entrevista coletiva, de dois jornalistas alegando – de modo mentiroso, diga-se – que eles não haviam sido convidados, é usar o poder para tomar atitude covarde, o que só evidencia a falta de caráter e o despreparo para o cargo público.

Já destratar uma repórter, acrescentando a uma resposta a uma pergunta técnica frases como “seus óculos e seus cabelos estão sujos”, é mostrar que é uma pessoa desprovida de educação básica que jamais deveria ter sido nomeada para as funções que exercem, pois elas que exigem um mínimo da dignidade própria dos seres humanos.

Não sei se o secretário, homem de total confiança do prefeito Jonas Donizette (PSB), vai ser sequer advertido por sua conduta totalmente fora dos padrões civilizados. Merecia ser excluído da equipe de secretários, mas aí já é esperar demais de um prefeito fraco como Donizette. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário