domingo, 24 de maio de 2015

Boas intenções...

A intenção da Prefeitura de Campinas de dar um pouco de civilidade à cidade é boa. O prefeito Jonas Donizette (PSB) quer aumentar multas para quem vende tinta em spray para menores, quer punir com mais rigor quem picha paredes alheias, quem multar quem joga lixo na rua e dar poder à Guarda Municipal de recolher veículos abandonados e, se possível, multar os proprietários.

Tudo muito bom, tudo muito bem. Campinas é uma vergonha nesses itens e é preciso que o poder público faça valer a força da lei contra quem não a respeita. O exemplo do maior rigor contra esses imbecis que turbinam o som dos carros para sair por aí exibindo a própria ignorância é um bom antecedente. Mas é preciso continuar a ação e derrotar os ilegais. A maioria desses equipamentos é vendida nos camelódromos da cidade. Uma boa fiscalização por lá, exigindo nota fiscal de tudo, por exemplo, poderia acabar com muito desse comércio.

Mas para acabar com as pichações – eu já denunciava essa sujeira há uns dez anos, na coluna Xeque Mate do Correio Popular e ninguém fez nada, pelo contrário, no governo petista de Izalene Tiene, houve até verbas para comprar tinta em spray para grupos de hip hop – é preciso que haja uma ação muito maior do que há hoje. Aumentar multas ao comércio que vende a tinta para menores de idade é inútil. Há maiores envolvidos e eles podem comprar à vontade.  Ou mesmo menores podem comprar com uma identidade falsa.  Ou o comerciante compra sem nota e ganha em duas frentes: não paga imposto e pode vender pra quem quiser sem registro.

Os pichadores agem de madrugada, escalando prédios ou mesmo subindo pelas vias normais, geralmente com a cumplicidade (ou medo) de porteiros e seguranças. Não é difícil pegá-los em flagrante, mas a operação exige paciência e inteligência. Além de um bom número de carros e homens vasculhando a cidade nas madrugadas. Tudo isso é caro e a Prefeitura terá de abrir os cofres para fazer valer a intenção de tornar Campinas uma cidade sem essa aparência de fim de mundo que se vê por aí.

Recolher carros e carcaças de carros abandonados nas ruas é tarefa mais simples. Uma mudança na lei, facilmente conseguida na Câmara, dará à Guarda Municipal o poder de tirar da rua esses monstrengos sujos que servem a finalidades execráveis, desde “maternidade” para o mosquito da dengue até como esconderijo para pequenos marginais e drogas.

Já multar quem joga lixo na rua é meio complicado também, porque exige fiscalização e nisso a Prefeitura é falha há muito tempo. A fiscalização maior – do mesmo modo que a repressão aos pichadores – exige mais funcionários e trabalho dia e noite. Depende, portanto, de mais verbas também.

Resumindo, as novas leis e ações anunciadas pelo prefeito têm ótimas intenções. Mas, e a história está aí para provar, todas elas já foram tentadas e esbarraram na falta de verbas e na falta de vontade política dos governantes da cidade. Espera-se, claro, que o anúncio não fique apenas na intenção e na propaganda enganosa, como já aconteceu com muita coisa anunciada por esse mesmo prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário